quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dinâmica sobre a Família





Dividir a turma em grupos, entregar a cada grupo um tipo de família e pedir para que desenvolvam apresentações (teatro) para os demais grupos, destacando:

• Visualização do problema;

• Atitude do Mundo X Atitude Cristã em relação ao mesmo;

• Soluções e lições para a Vida!

Sugestões para as situações:

1) Família televisiva – Os meios de comunicação substituem o dialogo familiar;

2) Família capitalista – Os bens materiais estão acima das pessoas:

3) Família globalizada – Tanto os pais quanto os filhos se enchem de ocupações (trabalho, estudo, cursos, festas, viagens, etc) que não sobra tempo nem para o relacionamento familiar e nem um tempo para Deus;

4) Família Cristã – Nesta Família apesar de todas as preocupações modernas, sempre há tempo para o dialogo. Os pais procuram dar o melhor para seus filhos não só no material, mas também em termos de atenção, amor e respeito e principalmente formação cultural e religiosa! Em contrapartida, os filhos serão eternamente agradecidos por tudo que seus pais lhe passaram.


Objetivo: Demonstrar aos participantes que a verdadeira família é “imagem de Deus, uma comunidade de amor, conscientizando-os que não há uma família sem problemas, e que os problemas surgidos podem ser o ponto de união quando revelados, debatidos e trabalhados!” – DGC 2002


Reflexões:

Eu tenho sido um bom filho?

Demonstro meu amor para minha família?

Consigo perdoa-los do fundo do coração?

Procuro ser paciente com os meus pais, apesar deles não serem comigo?

Entendo que minha família não é perfeita e tem suas limitações e pecados?

Vou procurar colocar Deus dentro da minha Família?

Convido sempre que puder minha família para participar da Santa Missa comigo, mesmo que o meu convite seja recusado?


Se a maioria das respostas forem negativas tenho de procurar ser um filho como Jesus foi, um filho carinhoso, obediente, zeloso com a sua Família, pode ser difícil nós sabemos , mas:


“ Tudo posso naquele que me Fortalece!”



Fonte: http://semeandopaz.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu comentário.
A paz de Jesus e o amor de Maria.
Wânia