sábado, 5 de julho de 2014

Provações de um catequista


Certamente tivestes experiências que encheram de sentido a sua vida, seja na sua infância, na adolescência, na juventude , talvez tenhas encontrado alguém nestes tempos que lhe ajudou a enxergar a Mão de Deus a agir em sua alma e até o tenha orientado, mas muitas vezes e até na maioria das vezes não tivestes alguém ao seu lado para lhe ajudar, presença física, mas tivestes DEUS, que o ajudou mesmo que a longo tempo enxergar a ação DELE em cada acontecimento, e conseguistes assim extrair belíssimas lições tanto do que lhe aconteceu: de bom ou ruim... agora queres partilhar seu aprendizado com muitos outros filhinhos de Deus, e sentes chamada(o) a ser catequista ou evangelizador.
Porém há  inúmeros catequistas que tem dificuldades em serem fiéis ao chamado. Muitos desistem , outros ficam desanimados, etc. pois há  muitos obstáculos que acontecem no caminho : incompreensões dos pais, intrigas dos outros catequistas, falta de colaboração do Pároco, as crianças desinteressadas... mas não podemos perder de vista a meta final, o caminho muitas vezes parece longo e árduo, mas não devemos focar nestes obstáculos e sim darmos pequenos e vários passos com o olhar sempre fixo em Nosso Senhor Jesus Cristo, centro de nossa vida e das nossas atenções.
Não podemos esperar aplausos dos pais nem esperar que sejamos apreciados pelos homens.
Também não podemos realizar os encontros de catequese de qualquer jeito, sem o devido preparo, sem antes estudar o tema. O que mais há são catequistas despreparados que simplesmente leem o tema  e pedem aos catequizandos que respondam as perguntas do mesmo: Isto não é catequizar, não é catequese. o Catequista deve transmitir a qualidade de vida que o Evangelho nos oferece, deve discorrer sobre os assuntos que envolvem o tema.
É necessário que o catequista seja uma pessoa de oração, capaz de amar o próximo e transmitir o Amor de Deus à ele. O catequista deve ter o desejo de levar todos à Cristo, esta deve ser sua meta, deves bem projetar como fazer isto. Ser catequista é desgastar-se pela causa de Cristo, de Sua Igreja, do Seu Evangelho.
Assim muitas surpresas acontecerão e também no final verás que valeu todo esforço, terás grandes realizações.

Após ler esse maravilhoso texto,me identifiquei com várias coisas, e várias perguntas foram surgindo dentro da minha cabeça.
 De que forma estou vivendo a minha catequese? Como estou preparando os meus encontros? Tenho dado o devido tempo para preparar os meus encontros com calma, pedindo sempre a presença do Espírito Santo?
E dentre tantas coisas, confesso que o desânimo já tomou conta do meu coração muitas vezes, mas percebo que quando começo a ficar fraca, Deus me mostra caminhos para não desanimar.
Certo dia participando de um grupo de catequistas pela internet, veio a pergunta... Para você o que é ser catequista?
A palavra engasgou na minha garganta, fiquei sem saber o que responder, e fui lendo as respostas dos meus amigos catequistas blogueiros, e posso dizer que com eles eu aprendi e aprendo muitas coisas importantes, e no dia que respondi, copiei as respostas igual, porque no fundo eu não sabia dar essa resposta naquele momento, mas hoje com o passar do tempo, fui amadurecendo na fé, conheci pessoas maravilhosas pelo grupo de catequistas unidos blogueiros que muitas vezes quando o desânimo tomou conta do meu coração, eles me deram forças para seguir com palavras lindas, e através de várias reflexões de uma amiga querida Imaculada, eu fui fortalecendo a minha vocação.
E hoje eu posso responder essa pergunta com o coração aberto, de que ser catequista é muito mais do que só evangelizar, é se doar de coração sem esperar nada em troca, é amar o meu próximo e poder passar para os pequeninos o amor e alegria de Jesus.
E que nos catequistas possamos ser catequistas de fé, com alegria, com uma sede de querer aprender cada vez mais, de querer ser uma pontinha igual Jesus foi.
Deixo aqui meu abraço fraterno a todos vocês.

E não se esqueçam que EVANGELIZAR É PRECISO!!!!!!!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu comentário.
A paz de Jesus e o amor de Maria.
Wânia