quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Espiritualidade do Catequista


O que entendemos por Espiritualidade:

O Pe. Zezinho diz assim: "espiritualidade tem a ver com a capacidade de conviver com o vento que sopra do alto, de baixo, de frente...Aviadores, marinheiros e navegadores sabem que os ventos não sopram somente para eles, sopram para todos. Mas, como aqueles ventos sopram também sobre eles, como primeira regra, aprendem que precisam saber o que fazer com seus veículos quando o vento sopra e como flutuar ou navegar sem colidir com os outros, nem espatifar nas ondas, na rocha ou no solo.

Espiritualidade e vida:

Espiritualidade tem muito a ver com o sentido que damos á vida, aos acontecimentos. O modo como encaramos as coisas e a leitura que fazemos da realidade depende do tipo de espiritualidade que cultivamos.
Espiritualidade vem do Espírito, ou seja, uma força que envolve todo o ser da pessoa. Assim, espiritualidade é justamente o nosso modo de perceber o espírito do que acontece à nossa volta,ela nos faz entender o que há de transcendente ao nosso redor.
Somente a força de Deus, o viver segundo o Espírito, nos faz sair de nós mesmos para nos colocar a serviço de uma causa em favor da vida. Sem uma espiritualidade profunda tudo vai vai perdendo o seu sentido. O desânimo, o comodismo, a omissão vão tomando conta da nossa vida. A espiritualidade nos torna dinâmicos, sensíveis, serenos, firmes na fé e perseverantes na missão de seguir Jesus.
Uma comparação: podemos comparar a espiritualidade à raiz de uma árvore. Mas não basta uma espiritualidade se não houver uma mística própria. A mística é a seiva que vem da raízes e percorre toda a árvore. A mística nos move para a vivência da nossa vocação.
O profeta Jeremias percebeu intensamente a mística do seu ministério: "Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir" (Jr 20, 7-13). Quem não se deixa seduzir por Deus acaba seduzido por si mesmo. A oração é como a folhagem da árvore, é ela que faz a árvore respirar e se manter viva e verdejante.
A espiritualidade do catequista rima com missão e seguimento. Deixar -se guiar pelo Espírito que animou Jesus em sua missão é o propósito para quem vive a Catequese como vocação. Há diversas "espiritualidades", muitos dons e serviços diferentes, mas um só Espírito Santo que anima tudo e a todos (1 Cor 12,4-11). Assim o catequista é chamado a descobrir sua missão e espiritualidade específicas.
O catequista se sente impulsionado pelo Espírito Santo para se dedicar à missão de catequizar, de anunciar a alegria do encontro com o Senhor. Comprometido com a vocação de comunicar a experiência de ter encontrado o Senhor, o catequista faz ecoar a Palavra de Deus no coração e na vida dos catequizandos.
Lembramos o que diz o Documento de Aparecida: " Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida,e, com isso, uma orientação decisiva." (DA 12)

                       VIVER A ESPIRITUALIDADE DO ENTUSIASMO!

" Catequistas, vivam esse ministério com paixão, com entusiasmo!
A palavra entusiasmo tem sua raiz no grego "em-theos " e quer dizer que leva Deus dentro de si. Esse termo indica que, quando nos deixamos levar pelo entusiasmo é a experiência de um Deus ativo dentro de mim, para ser guiado por sua força e sabedoria. Implica também a exaltação de ânimo por algo que causa interesse, alegria e admiração, provocado por uma forte motivação interior. Expressa-se como fervor, audácia e empenho. Opõe-se ao desalento, ao desinteresse, à apatia, à frieza, à desilusão."
 (Papa Francisco- quando era o Cardeal Bergoglio, em mensagem aos Catequistas de Buenos Aires-21-08-2012 )

Fonte: Toninho

Tivemos o prazer de ter esse palestrante na nossa Formação para catequistas, onde ele veio falar um pouco sobre a Espiritualidade do Catequista, e compartilho com vocês o texto que ele nos passou.

"Temos que ser catequistas de coração aberto, voltado para o amor, pois sem amor não conseguimos fazer nada."

" Para educar alguém na fé,em primeiro lugar eu preciso ter fé" 

Um grande abraço a todos.
Paz e Luz no amor de Jesus, Wânia.


Um comentário:

  1. Oi Vânia,amei essa reflexão sobre espiritualidade,você postou lá no grupo rsrs eu cliquei e vim ler e acabo de perceber que eu não seguia teu blog,rsrs então vamos lá tratar de seguir e acompanhar tuas postagens.Maravilhosos teus posts dei uma passada em alguns,agora vou tratar de te acompanhar melhor ta!Somos amigas no face né?Beijinhos no ♥... Paty

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu comentário.
A paz de Jesus e o amor de Maria.
Wânia